sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A estória antes da estória

O Jacaré e a Bola

Eu passeava no zoológico quando vi um garotinho largar sua bola para observar, vibrando, um animal. Enquanto eu me aproximava, notei como a bola era bonita, cheia de cores e desenhos... Fiquei curioso pra saber que bicho poderia competir com aquele brinquedo. Quando cheguei perto tive uma surpresa. Era a casa dos jacarés! Eu, que ainda estava com a imagem da bola multicolorida na memória, fiquei perplexo. Não poderia haver contraste maior! A bola era macia, colorida, alegre... o jacaré, por outro lado, tinha a aparência áspera, quase não tinha cor, e parecia muito bravo. Depois, o menino foi embora feliz, abraçando sua bola. Ele, com certeza, gostava igualmente dos dois “seres”. Saí do zoológico com isso na cabeça. O que existe em comum entre uma bola e um jacaré? Eu tinha que resolver isso com uma história. Mas como fazer para um jacaré ser tão “macio” como uma bola?
Até que a Menininha do Vestidinho Rosa apareceu e... e o jacaré começou então a se parecer com uma bola.













Capa

Capa de O Jacaré e a Bola, Editora Ática, 2015

Algumas páginas internas


A Menininha do Vestidinho Rosa está brincando de bola até que quase acerta um jacaré. Ao longo das páginas, a brincadeira entre os dois continua, mas não dá pra saber se o animal está curtindo o jogo ou se está zangado por ter sido importunado. Até que, de repente... O final dessa história vai surpreender o leitor.

Outras opções para as capas


Capa aberta, versão final.






Durante o processo de edição testamos várias ideias para a capa, onde variamos, além das texturas, letras e fundos, também a orientação do personagem do Jacaré. Por fim, deixamos os olhos do Jacaré aparecendo na quarta capa. Estas são algumas versões.